CPCJ-GO On-line

Centro de Estudos Orientais
Orientalismos, estudos do corpo, cultura japonesa e oriental.

O Centro de Estudos Orientais – CEO é um centro de pesquisas fundado em abril de 1999, e está vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. A fundação do CEO foi motivada pela crescente importância de pesquisas sobre a cultura japonesa na universidade brasileira.

O CEO possui como objetivo primordial estabelecer a cooperação para a reunião de variados pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional com projetos dirigidos aos estudos do corpo e à cultura oriental. Diante disso, o nome Centro de Estudos Orientais foi escolhido para abranger um campo amplo e intrincado que não envolve apenas o foco principal, que é a sociedade japonesa, mas, igualmente, as diversificadas formas culturais de outros países e regiões asiáticas.

Coordenação:
Profa. Dra. Christine Greiner

Para mais informações:
Rua João Ramalho, 182, 4º andar – Perdizes.
São Paulo – SP – Brasil
Tels.: (+55 11) 3672-8906 | (+55 11) 3672-8288

Website: http://www.pucsp.br/pos/cos/ceorientais/

 

ABRAEX
Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão

A ABRAEX é uma associação que congrega ex-bolsistas brasileiros que receberam bolsas de estudos oferecidas pelo governo e instituições japonesas com o objetivo de se aperfeiçoaram ou se especializaram no Japão, realizando estudos e pesquisas acadêmicas. Sua jurisdição abrange o Distrito Federal, Goiás e Tocantins e seus objetivos estatutários são:

Divulgar as bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês, em cooperação com o Setor Cultural da Embaixada do Japão; (1) Participar da seleção de novos bolsistas de graduação e de pós-graduação no Japão; (2) Orientar bolsistas selecionados, a cada ano, propiciando-lhes informações úteis para o seu dia-a-dia no Japão, a fim de evitar choques culturais; (3) Buscar alternativas que ajudem o ex-bolsista, quando de seu regresso para o Brasil, que sentir necessidade de continuar os estudos de sua pesquisa, e de manter contato com os costumes, a língua e a cultura japonesas, etc. (4) Apoiar e participar dos eventos culturais promovidos pela Embaixada do Japão e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA; (5) Promover o intercâmbio com estudantes japoneses residentes na região de sua jurisdição; (6) Promover o fortalecimento das relações bilaterais Brasil-Japão, prontificando-se a servir de ponte com instituições no Japão, construindo um Network; (7) Realizar encontros sociais periódicos para estreitar laços de amizade e profissionais entre ex-bolsistas; (8) Estabelecer convênios com ex-bolsista, com a finalidade de divulgar seu trabalho profissional e oferecer facilidades para o ex-bolsista associado; (9) Manter atualizados os dados cadastrais dos ex-bolsistas residentes no Distrito Federal, Goiás e Tocantins; (10) Disponibilizar uma página eletrônica da Abraex na internet e o e-group; (11) Promover o intercâmbio com outras associações de ex-bolsistas do governo japonês, no Brasil e no mundo; Coordenar os encontros das associações dos ex-bolsistas do Brasil para consolidar a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Brasileiros no Japão.

Presidente:
Sr. Ogib Teixeira de Carvalho Filho

Para mais informações:
SCN Quadra 2, Bloco A, Ed. Corporate Financial Center, Sala 402 – CEP: 70397-900
Brasília – DF – Brasil
Tel.: (+55 61) 3321 – 6465 | (+55 61) 3321 – 7565
E-mail: contato@abraex.org.br

Website: http://www.abraex.org.br/abraex.php

 

 

Núcleo de Educação a Distância da FAV-UFG
Faculdade de Artes Visuais (FAV) – Universidade Federal de Goiás (UFG)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 1960 reunindo cinco Cursos Superiores existentes no Estado. A Faculdade de Artes Visuais (FAV), assim denominada a partir de 1996, integrava o extinto Instituto de Artes da UFG. Esse Instituto nasceu em 1968, como resultado da fusão entre o antigo Instituto de Belas Artes de Goiás e o Conservatório Goiano de Música.

O processo de sedimentação das artes visuais em Goiás teve, na Universidade e no Instituto de Artes, um ponto de convergência de ações e artistas representativos no estado e no cenário artístico do país. A reforma administrativa promovida pela UFG em 1996, ao extinguir o Instituto de Artes, formou duas Unidades autônomas, sendo uma delas a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Essa separação deu visibilidade à FAV e favoreceu seu crescimento com a implantação de novos cursos e a ampliação de suas atividades de extensão e pesquisa.

Atualmente a FAV oferece seis cursos de Graduação: Bacharelado em Arquitetura, Bacharelado em Artes Visuais, com habilitações em Artes Plásticas, em Design Gráfico e em Design de Interiores; Bacharelado em Design de Moda; e Licenciatura em Artes Visuais – presencial e na modalidade a distância – Parcerias UAB e Pró-Licenciatura. Também conta com um programa de pós-graduação, o Mestrado em Arte e Cultura Visual, que selecionou sua primeira turma nos inícios de 2003.

No âmbito da Educação a Distância, a FAV possui atualmente dois cursos em andamento, com parcerias da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Pró-Licenciatura. Os cursos de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EAD se enquadram na política de formação de professores de artes visuais da UFG, preparados para a tarefa de auxílio na erradicação do analfabetismo e no desenvolvimento artístico, estético e cultural do Brasil.

Coordenação Geral (Licenciatura em Artes Visuais – EAD):
Profa. Dra. Lêda Maria de Barros Guimarães

Para mais informações:
Campus II, Samambaia – Caixa Postal 131 – CEP: 74001-970
Goiânia – GO – Brasil
Tel.: (+55 62) 3521-1382

Website: http://www.fav.ufg.br/
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): http://ead.fav.ufg.br/login/index.php

 

 

Início | Sobre CPCJ | Pesquisadores | Parcerias | Eventos | Contato | Links

Copyright 2011 – Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás – Todos os direitos reservados.